"...Os números revelam que este modelo é bastante consagrado no Brasil. A grande maioria das pessoas já recebeu em sua casa ou no seu trabalho revendedoras de empresas que oferecem, por exemplo, itens de saúde e beleza, perfumes, roupas e acessórios, Praticamente, qualquer produto pode ser comercializado por venda direta..."
A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Hoje atinge dimensões globais. Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "Party Plan", envolvendo os mais diversos setores da economia, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente.
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos por meio das relações pessoais.
Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.Para o consumidor, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.
Para a sociedade, é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias.
Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta, atrás apenas dos Estados Unidos, da China, da Coreia do Sul, da Alemanha e do Japão. Em 2020, o setor movimentou R$ 47 bilhões, por meio de 5,2 milhões de empreendedores ativos no país. Em termos mundiais, o volume de negócios gira em torno de U$ 193,00 (bilhões) por ano, com a participação de mais de 118,4 milhões de empreendedores independentes.
Os números revelam que este modelo é bastante consagrado no Brasil. A grande maioria das pessoas já recebeu em sua casa ou no seu trabalho revendedoras de empresas que oferecem, por exemplo, itens de saúde e beleza, perfumes, roupas e acessórios, Praticamente, qualquer produto pode ser comercializado por venda direta.